terça-feira, 7 de agosto de 2012

XVII ENAPET

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sediou pela primeira vez o Encontro Nacional dos Grupos PET (XVII ENAPET), no período de 22 a 27 de julho de 2012, que contou com uma programação que incluiu palestras, debates, oficinas, apresentação de trabalhos (painéis e simpósios) e grupos de discussão.

O que é ENAPET?
O Programa de Educação Tutorial ao longo de sua trajetória envolveu-se em inúmeras lutas para sobreviver no cenário educacional brasileiro, e ao longo da sua jornada foram organizados encontros Nacionais e Regionais, que propiciaram discussões, troca de ideias e experiências entre os grupos que ali se reuniam. No ano de 1996, durante a 48º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em São Paulo, foi realizado o I Encontro Nacional de Grupos PET (ENAPET), cujo objetivo principal era ampliar os conhecimentos entre os grupos e possibilitar a troca de ideias sobre o Programa. A realização de tal evento não obteve apoio da CAPES, responsável na época pelo Programa. Portanto, a organização e a divulgação foram realizadas de forma simples, com anúncios na programação da SBPC e através de cartazes distribuídos pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Apesar das dificuldades enfrentadas na divulgação e contatos com os grupos PET de todo o Brasil, o encontro surpreendeu quanto ao número de participantes (cerca de trezentos, entre bolsistas e tutores), além de um representante da assessoria de relações públicas da CAPES.

O PET LETRAS desde sua fundação, em 2011, vem contribuindo para o ENAPET e SBPC com apresentações de trabalhos. Neste ano, apresentamos em forma de banner a pesquisa intitulada “DESMISTIFICANDO A QUESTÃO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO”, além das pesquisas individuais na SPBC.

Petiana Ana Castilho apresentando o trabalho no ENAPET
Petianas no credenciamento do ENAPET
Petianas na SPBC
Petianas na fila do RU da UFMA (porque ninguém é de ferro)
Nosso banner
Petiana Rafaela Maciel em sua apresentação
"Aspectos Relevantes dos nomes em Parkatêjê" para o SPBC 
Petiana Milene Alcântara em apresentação no ENAPET
"Considerações Linguísticas sobre a Fonologia de Libras",
da Petiana Sindy Ferreira para a SPBC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário