terça-feira, 7 de agosto de 2012

XVII ENAPET

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sediou pela primeira vez o Encontro Nacional dos Grupos PET (XVII ENAPET), no período de 22 a 27 de julho de 2012, que contou com uma programação que incluiu palestras, debates, oficinas, apresentação de trabalhos (painéis e simpósios) e grupos de discussão.

O que é ENAPET?
O Programa de Educação Tutorial ao longo de sua trajetória envolveu-se em inúmeras lutas para sobreviver no cenário educacional brasileiro, e ao longo da sua jornada foram organizados encontros Nacionais e Regionais, que propiciaram discussões, troca de ideias e experiências entre os grupos que ali se reuniam. No ano de 1996, durante a 48º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em São Paulo, foi realizado o I Encontro Nacional de Grupos PET (ENAPET), cujo objetivo principal era ampliar os conhecimentos entre os grupos e possibilitar a troca de ideias sobre o Programa. A realização de tal evento não obteve apoio da CAPES, responsável na época pelo Programa. Portanto, a organização e a divulgação foram realizadas de forma simples, com anúncios na programação da SBPC e através de cartazes distribuídos pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Apesar das dificuldades enfrentadas na divulgação e contatos com os grupos PET de todo o Brasil, o encontro surpreendeu quanto ao número de participantes (cerca de trezentos, entre bolsistas e tutores), além de um representante da assessoria de relações públicas da CAPES.

O PET LETRAS desde sua fundação, em 2011, vem contribuindo para o ENAPET e SBPC com apresentações de trabalhos. Neste ano, apresentamos em forma de banner a pesquisa intitulada “DESMISTIFICANDO A QUESTÃO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO”, além das pesquisas individuais na SPBC.

Petiana Ana Castilho apresentando o trabalho no ENAPET
Petianas no credenciamento do ENAPET
Petianas na SPBC
Petianas na fila do RU da UFMA (porque ninguém é de ferro)
Nosso banner
Petiana Rafaela Maciel em sua apresentação
"Aspectos Relevantes dos nomes em Parkatêjê" para o SPBC 
Petiana Milene Alcântara em apresentação no ENAPET
"Considerações Linguísticas sobre a Fonologia de Libras",
da Petiana Sindy Ferreira para a SPBC 

2ª EXIBIÇÃO CINEPOP

No dia 14 de Julho, no NEP aconteceu a 2ª Exibição do CINEPOP, o filme escolhido foi o vencedor do Oscar "O Discurso do Rei". Agradecemos a presença de todos!

Sinopse:
Desde os 4 anos, George (Colin Firth) é gago. Este é um sério problema para um integrante da realiza britânica, que frequentemente precisa fazer discursos. George procurou diversos médicos, mas nenhum deles trouxe resultados eficazes. Quando sua esposa, Elizabeth (Helena Bonham Carter), o leva até Lionel Logue (Geoffrey Rush), um terapeuta de fala de método pouco convencional, George está desiludido. Lionel se coloca de igual para igual com George e atua também como seu psicólogo, de forma a tornar-se seu amigo. Seus exercícios e métodos fazem com que George adquira autoconfiança para cumprir o maior de seus desafios: assumir a coroa, após a abdicação de seu irmão David (Guy Pearce).





Serviço:
CINEPOP
Local: Núcleo de Educação Popular (NEP - Benguí)
Horário: 9h
Data: 14/07/2012
Realização: Grupo PET LETRAS/Língua Portuguesa
Apoio: Núcleo de Educação Popular (NEP - Benguí)

FEIRA DO VESTIBULAR 2012

O PET LETRAS UFPA esteve presente na FEIVEST 2012, realizada nos dias 27, 28 e 29 de junho. Foram três dias de programação: 70 estandes com apresentação dos cursos ofertados pela UFPA,  palestras sobre o vestibular e ENEM.
As petianas aproveitaram o momento para apresentar o curso de Letras-Língua Portuguesa e também mostrar os projetos do PET LETRAS aos futuros calouros.

Alunos do PUA

FEIVEST 2012

1ª EXIBIÇÃO CINEPOP

A 1ª exibição do CINEPOP na comunidade do Bengui no Núcleo de Educação Popular (NEP), aconteceu no dia 30 de Junho de 2012 e apresentou um clássico do cinema: "Planeta dos Macacos". Foi um dia de muito diálogo com os espectadores.

Sinopse:
A evolução das espécies sempre foi teoria controvertida e polêmica, em um mundo cristão como o que vivemos. A maioria ainda prefere se apegar ao texto bíblico e à fábula da criação do homem por deus a partir do barro. Alguns filmes já tentaram explicar a teoria evolucionista e torná-la mais compreensível, mas creio que nenhum o fez de forma tão contundente quanto o clássico "Planeta dos Macacos". Neste primeiro filme da serie de cinco filmes, pode-se dizer que foi um marco dos filmes de ficção científica. No filme, um astronauta estadunidense, Taylor, interpretado por Charlton Heston, viaja anos pelo espaço até tentar retornar à Terra e cair em um planeta desconhecido mas similar ao nosso planeta. A diferença é que neste planeta, a raça dominante é composta por macacos. Chimpanzés, gorilas e orangotangos, que evoluíram, adquiriram fala, inteligência e produziram uma civilização. Ali os humanos não passam de animais, sem inteligência, sem fala, e são caçados, capturados e usados por estes macacos como animais. Uma inversão plausível e totalmente explicável pelas teorias de Darwin. No final nosso viajante descobre que na verdade este planeta é a Terra, anos-luz à frente no tempo. 

Serviço:
CINEPOP
Local: Núcleo de Educação Popular (NEP - Benguí)
Horário: 9h
Data: 30/06/2012
Realização: Grupo PET LETRAS/Língua Portuguesa
Apoio: Núcleo de Educação Popular (NEP - Benguí)

23º FALE

O PET LETRAS UFPA contribuiu com a organização do XXIII FALE (Fórum Acadêmico de Letras), que ocorreu na Universidade Federal do Pará nos dias 07, 08 e 09 de Junho de 2012.  Todas as petianas estiveram presentes orientando e apresentando trabalhos.

Petianas Ana Castilho e Sindy Ferreira