domingo, 19 de junho de 2011

Oficina de Leitura e contação de Histórias

A oficina de "Leitura e Contação de Histórias" foi realizada pelo PET Letras UFPA e Amigos do PET no Dia da Ação que ocorreu no Lar Fabiano de Cristo, no bairro do Guamá. A atividade teve como objetivo estimular o hábito da leitura e o prazer de contar e ouvir histórias e, para isso, usou como um dos instrumentos a encenação da fábula "A formiga e a neve", clássico da literatura infantil de João de Barros (o Braguinha).

Após a encenação foi proposta uma atividade de "recontação de história", em que foi pedido às crianças que escrevessem em um livrinho recebido em branco a sua historinha, que poderia ser uma recontagem de "A formiga e a neve" ou uma história criada ou vivenciada por eles.

                                       Momento de Recriação

Ele aprendeu com a formiga: a superar as dificuldades.

E todo mundo entrou na história para ser autor

E histórias lindas nasceram...




A oficina de Leitura e contação de histórias continua a ser escrita e será readaptada com acréscimos de boa imaginação petiana para ser apresentada no Núcleo de Educação Popular do Bengui no dia do Folclore juntamente com outras programações. Você está convidado a participar/sonhar conosco, a escrever nossa história, trabalhar para transformar crianças em leitoras críticas e, mais ainda, autoras de suas próprias histórias. O "Convite" abaixo é para você:

C O N V I T E

"Poesia é brincar com as palavras 
como se brinca com bola,
papagaio, pião.
Só que bola, papagaio, pião
de tanto brincar se gastam.
As palavras não:
Quanto mais se brinca com elas,
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?"

José Paulo Paes

A G RA D E C I M E N T O S


A M I G O S do PET: 
 Ahdônis Nascimento
Salim Almeida
Nandra Ribeiro
Mônica Costa

P E T I A N A S
 Adna  Maely Oliveira
Ana Carla  Castilho
Evileny Magalhães
Rafaela Maciel
Raquel Iannes

T U T O R A

Marília de Nazaré Ferreira

O R GA N I Z A Ç Ã O:


quinta-feira, 2 de junho de 2011

DIA DE AÇÃO - PET LETRAS NA COMUNIDADE

O “Dia de Ação” consiste na apresentação de palestras, oficinas e prestação de serviços por parte de todos os Grupos PET envolvidos, a uma parcela da comunidade de Belém. Dessa forma, será possível uma maior integração entre os Grupos e a comunidade, pois os mesmos terão a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos, desenvolvendo assim, o Ensino e a Extensão. E futuramente os petianos, mediante a identificação de “situações-problema”, poderão desenvolver pesquisas junto a comunidade alvo da proposta. O “Dia de Ação” será realizado no ultimo dia do evento, Domingo (05/06/2011) de 08:00h às 12:00h.
LOCAL DO DIA DE AÇÃO

LAR FABIANO DE CRISTO

Missão
Promover integralmente famílias em situação de exclusão social, através do enfrentamento das causas que produzem as situações de miséria material, social, moral e espiritual, contribuindo para o seu equilíbrio.
Valores:
 
Criança

“Nenhuma criança deverá ser retirada do lar por motivo de pobreza”

Família

“De importância vital para o desenvolvimento da pessoa humana. Acreditamos que ninguém nasce por acaso numa família, base da sociedade, e que, como tal, deve ser preservada”.

Fraternidade 

“É o reconhecimento de que somos todos irmãos, independente de raça, costumes, religiões, idiomas; é a base da construção da solidariedade. Como tal, é preciso aprender a viver em comunidade”.
Democracia

“Antes de ser um sistema político, é um processo de relacionamento humano baseado no respeito aos direitos e no cumprimento das obrigações pessoais e sociais. Jamais existirá democracia sem respeito e sem disciplina”.


Consciência Social

“Implica nos reconhecermos como seres responsáveis pelo que fazemos, pensamos e sentimos. Enquanto parte do universo, nossa ação deve garantir a sustentabilidade nossa e de cada um”.




Reforma Íntima

“Busca-se, ao final do processo promocional, um homem renovado no bem, a partir da compreensão de que, se podemos ajudar, nossa felicidade e bem-estar dependem de nossas decisões pessoais, a cada dia e em cada circunstância”.


Caridade

“Solidariedade praticada, ferramenta suprema para a renovação interior, disponível para todos, desde que compreendamos que ninguém pode ser realmente feliz enquanto houver tantos infelizes à nossa volta. É a caridade que nos ensina que a felicidade é um bem que só se consegue compartilhando”.

Autotranscedência

“É a percepção de que, se somos homens no mundo de tantas dificuldades e problemas, somos também filhos de Deus, criados para a alegria, a saúde, a felicidade e o bem-estar”.





INFORMAÇÕES:
R. Barão de Igarapé Mirim, 527 – Guamá – Belém/PA – 66075-000
Tel.: (91) 3249-7795
Fax: (91) 3229-5967
E-mail: upi.jose@lfc.org.br
Blog: blog.lfc.org.br/category/jose