quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Sobre o PET Conexões de Saberes de Letras/Língua Portuguesa

O PET Letras/Língua Portuguesa inicia suas atividades vinculado à Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará sob a tutoria da Profa. Dra. Marília Ferreira e conta com a participação ativa de cinco Bolsistas, Voluntários e Amigos do PET.Os alunos-bolsistas são escolhidos anualmente por meio de seleção pública.
O objetivo geral do grupo PET Letras/Língua Portuguesa é promover atividades didático científico- extensionista, que popiciem a melhoria da formação acadêmica, técnica-científica, profissional e sócio-cultural dos estudantes do curso de Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, por meio de um conjunto de ações voltadas aos estudos da linguagem, fundamentadas nos valores inspiradores da sociedade democrática, em respeito à diversidade sociolinguística, literária e cultural existente na Amazônia, considerando eticamente os amplos espaços dialógicos em que estão inseridos.
O aluno-bolsista do PET, diferentemente de um bolsista de Iniciação Científica, que desenvolve atividades centradas principalmente na pesquisa, o bolsista do PET realiza um leque mais amplo de atividades, atuando não apenas em projetos de pesquisa, mas envolvendo-se também em atividades de ensino e de extensão. O Programa objetiva a formação de profissionais de alto nível para todos os segmentos do mercado de trabalho, com destaque especial para a carreira universitária.
Cada grupo é formado por bolsistas e um professor-tutor. Em conformidade com Dantas (1995), a missão do tutor é estimular a aprendizagem ativa, seguindo uma metodologia especial que procura valorizar vivências, reflexões e discussões, num clima de informalidade e cooperação. Em cada curso de Graduação, há apenas um grupo PET.
O PET dispõe de um Manual de Orientações (a primeira versão, elaborada pela CAPES, foi atualizada e aprovada pela SESu em 2002*), onde constam todas as diretrizes que norteiam os procedimentos dos grupos.


* A versão atualizada do Manual encontra-se disponível no site do MEC: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/PET/pet_manual_basico.pdf.


Todo aluno da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará pode concorrer a uma bolsa do PET,  a partir do segundo semestre. Para isso, o aluno precisa  desejar aprender, apresentar comprometimento com sua produtividade acadêmica, ter uma conduta eticamente correta, bem disponibilidade para participar das atividades programadas no projeto.


Outros documentos sobre o PET podem ser visualizados em:


http://portal.mec.gov.br





                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário